Bala de Xilitol: conheça o segredo por trás do sabor desse doce sem açúcar

Bala de Xilitol: uma bala diferente de outras balas comuns

Muitas pessoas convivem diariamente com doenças como o diabetes que restringem o consumo de açúcar. Outras, buscando a perda de peso ou até mesmo hábitos de vida mais saudáveis, procuram diminuir o consumo desse carboidrato.

Se você passa por alguma dessas situações, com certeza já se decepcionou com as opções de alimentos disponíveis sem açúcar, uma vez que os sabores não costumam agradar. Porém, existe uma bala coreana que surpreende: mesmo com zero açúcar tem um sabor incrível. Já conhece a bala de Xylitol? Continue conosco e descubra o que faz com que esse doce seja tão gostoso.

Qual é a composição da bala de Xylitol?

Bala de Xylitol: conheça o segredo por trás do sabor desse doce sem açúcar

A bala de Xylitol é composta por uma adoçante natural chamado xilitol, o qual é encontrado em fibras vegetais. Essa substância tem o mesmo poder de adoçar os alimentos que a sacarose (açúcar comum), porém com um valor calórico muito menor. Cada bala de Xylitol tem aproximadamente 12 kcal, enquanto outras balas disponíveis no mercado chegam a ter 55 kcal.

Além do xilitol, as balas contêm sorbitol e maltitol, outros adoçantes naturais que também atuam como conservantes. Essas substâncias proporcionam mais doçura às balas de Xylitol e podem ser utilizadas em dietas restritivas de açúcares.

Quais são os benefícios do uso do xilitol?

O xilitol pode ser utilizado por pessoas diabéticas, pois não eleva a glicemia e independe da insulina para ser metabolizado. Além disso, estudos recentes demonstraram que seu uso pode ser benéfico para quem sofre com excesso de triglicérides e colesterol ou tem problemas renais.

Esse adoçante natural também previne o aparecimento de cáries, pois seu sabor estimula a salivação e eleva a quantidade de minerais presentes na boca. Os minerais ajudam na restruturação dos dentes, podendo reverter até estágios iniciais de cárie.

Existe alguma contraindicação para o consumo das balas de Xylitol?

As balas à base de xilitol podem ser consumidas por crianças, adultos e idosos. Por não possuírem glúten, não há nenhuma contraindicação para pessoas com doença celíaca.

Pessoas com restrição ao consumo de sal ou gordura, também podem ficar despreocupadas, pois as balas de Xylitol não possuem sódio ou lipídeos em sua composição.

Quem tem intolerância a lactose deve ficar atento, pois alguns sabores são feitos à base de leite. Além disso, se você possui alergia a algum corante ou conservante, é importante sempre verificar no rótulo se há a presença desse ingrediente.

Quais são os principais sabores das balas de Xylitol?

Para facilitar ainda mais a vida de quem não pode ingerir açúcar, as balinhas de Xylitol são encontradas em diversos sabores. Opções refrescantes como leite mentolado, menta, limão e ginseng são as mais procuradas, uma vez que o próprio xilitol adiciona ainda mais frescor a esses produtos. 

Agora que você já conhece todos os benefícios das balas de Xylitol, que tal experimentar esse doce coreano? Além de ser saudável, o sabor certamente vai surpreendê-lo. Clique aqui para conhecer os produtos e não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos.

AdoçanteCuriosidadeDoceSaúde

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.