Lao Gan Ma: a pimenta chinesa mais famosa do mundo

A culinária oriental é famosa por sua enorme diversidade de sabores. Em uma mesma receita, são encontrados ingredientes salgados, doces, amargos e até mesmo picantes, trazendo uma complexidade única ao paladar. Dessa intrincada mistura, nasceu a pimenta chinesa Lao Gan Ma.

Conhecida mundialmente, essa pimenta traz uma explosão de sabor e textura às preparações culinárias. Além de um molho de pimenta tradicional, a Lao Gan Ma combina diversos outros ingredientes, os quais enriquecem ainda mais os pratos em que ela é utilizada.

Se você ainda não conhece a famosa pimenta chinesa Lao Gan Ma, acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre esse produto surpreendente.

Como surgiu a pimenta Lao Gan Ma?

O molho de pimenta Lao Gan Ma foi criado em 1984 na cidade chinesa de Guizhou, por uma mulher chamada Tao Huabi.

Crescida em uma família pobre, Tao Huabi não chegou a ser alfabetizada. Aos 20 anos, casou-se e teve que sustentar a família devido às enfermidades de seu marido. Durante esse tempo, Tao Huabi sobrevivia vendendo lanches.

Após a morte do marido, Tao Huabi abriu um restaurante onde vendia noodles. Nessa época, ela criou um molho de pimenta especial, o qual passou a acompanhar seus pratos, fazendo bastante sucesso na cidade.

Devido ao seu hábito de sempre distribuir comida para as crianças carentes, Tao Huabi ficou conhecida na cidade como Lao Gan Ma, o que pode ser traduzido como “velha madrinha”. Tao Huabi resolveu, então, dar esse nome para seu famoso molho de pimenta.

Em 1997, após perceber que seu molho fazia mais sucesso que seus pratos, Tao Huabi fundou a companhia LAOGANMA Special Flavor Foodstuffs. Iniciada com apenas quarenta funcionários, a empresa cresceu rapidamente e seus produtos tornaram-se mundialmente famosos. Hoje, são produzidas mais de 1 milhão de unidades da pimenta Lao Gan Ma por dia, as quais são vendidas em mais de 30 países, incluindo o Brasil.

Como a pimenta Lao Gan Ma tornou-se um sucesso no mundo dos condimentos?

Em um mercado bastante concorrido, a pimenta Lao Gan Ma diferencia-se pelo seu sabor e textura únicos, indicativos da alta qualidade das matérias-primas usadas no seu preparo. As pimentas da marca não são simples ingredientes nos pratos em que são colocadas, mas sim protagonistas.

O grande sucesso da Lao Gan Ma é consequência da sua forte identidade cultural, o que a diferencia de muitas outras pimentas. Com sabores bem orientais, a marca traz ingredientes muito presentes na culinária chinesa em misturas surpreendentes. 

 No entanto, a identidade chinesa presente na Lao Gan Ma harmoniza-se perfeitamente a uma grande variedade de pratos tanto orientais como ocidentais. Dessa forma, a pimenta pode ser consumida diariamente, não ficando limitada a ocasiões especiais.

Quais são as variedades da pimenta Lao Gan Ma?

Todos os molhos de pimenta Lao Gan Ma são produzidos à base de óleo de soja, pimenta, amendoim, cebola, sal e açúcar. Alguns conservantes são adicionados à mistura para permitir que o produto dure mais tempo. Essa mistura de ingredientes dá origem a um molho cheio de sabor e com uma textura incomparável.

Há diversas variedades da pimenta Lao Gan Ma disponíveis no mercado.  Conheça os vários tipos desse produto e as principais diferenças entre eles:

 

· Lao Gan Ma Chili Sauce: .

 

 Esse é o molho de pimenta Lao Gan Ma mais tradicional. Por não ser tão picante, ele se adéqua a maioria dos paladares.

 

·Lao Gan Ma Hot Chili Sauce:

 Para quem gosta de molhos de sabor bem complexo, essa é a versão da famosa pimenta Lao Gan Ma mais indicada. Dentre os ingredientes, há rutabaga, um tipo de raiz comestível.

 

·Lan Gan Ma Tomato Chili Sauce: 

Essa variedade apresenta um molho de tomate picante bem encorpado, ideal para acompanhar massas.

 

·  Lao Gan Ma Spicy Chili Crisp: 

Essa é a variedade mais famosa do molho Lao Gan Ma fora da China. Com uma textura incrível, esse produto contem uma mistura de pimenta desidratada e cebola e alho fritos.

 

Lao Gan Ma Oil Chili with Mushroom: 

Com o sabor delicado de cogumelos, essa versão da pimenta Lao Gan Ma é um acompanhamento perfeito para noodles.

 

·Lao Gan Ma Hot Pot Base Paste:

 Esse produto é utilizado como base para o tradicional prato chinês Hot Pot. Para seu preparo, é necessário apenas acrescentar água fervente.

 

 Lao Gan Ma Fry Chili in Oil:

 Essa versão da Lao Gan Ma apresenta a pimenta frita em uma infusão de óleo de soja condimentado.

 

·Lao Gan Ma Fry Chili in Oil with Black Bean:

 Essa variedade da famosa Lao Gan Ma é uma infusão em óleo de pimenta frita e grãos fermentados (douchi). É uma das versões mais apreciadas mundialmente, conhecida por despertar o complexo paladar umami.

 

· Lao Gan Ma Pickled Chili: 

Para aqueles que preferem sabores mais tradicionais, essa versão do produto traz a pimenta em conserva.

 

 Lao Gan Ma Spicy Vegetable: 

Essa variedade do produto contem vegetais apimentados com o sabor único da Lao Gan Ma.

 

·Lao Gan Ma Spicy Bean Paste:

 Nessa versão, a Lao Gan Ma traz uma pasta apimentada de feijões chineses fermentados.

 

· Lao Gan Ma Chili Bean Curd: 

Os apreciadores de tofu não podem deixar de experimentar essa variedade delicada da pimenta chinesa que leva o ingrediente.

 

Quais são as combinações possíveis com a pimenta Lao Gan Ma?

Os molhos de pimenta Lao Gan Ma são muito versáteis e podem ser combinados com diversos ingredientes para construir pratos com sabores marcantes.

As combinações tradicionais incluem arroz frito, noodles, massas em geral, churrasco, peixes, carne de porco e frango. Os molhos também são perfeitos para enriquecer sanduíches, pizzas, dumplings e outros lanches rápidos. Porém, muitas outras combinações são possíveis. Com seu sabor único e complexo, a pimenta Lao Gan Ma pode ser usada em qualquer prato que você imaginar. 

           

Agora que você conhece essa surpreendente pimenta chinesa, que tal experimentar alguma das variedades da Lao Gan Ma? Com sabores intensos, temos certeza que esse produto vai complementar perfeitamente suas receitas. Clique aqui para conhecer a pimenta Lao Gan Ma e não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos que também apreciam a culinária oriental.

                       

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.

Recém Vistos