Batatas chips douradas numa tigela de cerâmica colorida sobre a mesa de madeira.

Batatas chips douradas e adoradas 

Batatas chips douradas numa tigela de cerâmica colorida sobre a mesa de madeira.

Apostamos que você já deu aquela enganada na fome com um saquinho de batatas chips. Esse salgadinho é um dos mais populares e apreciados do mundo inteiro e, cada vez mais, temos uma variedade enorme de sabores para escolher.

Mas, você já parou para pensar como essa receita surgiu e como tornou-se esse fenômeno mundial? Acompanhe nosso artigo e descubra a origem das batatas chips.

A origem das batatas chips

Máquina de fábrica produzindo as batatas chips

A primeira receita conhecida de batatas chips está presente em um livro publicado em 1817, chamado The Cook’s Oracle e escrito pelo cozinheiro William Kitchiner. No entanto, muitas pessoas associam a origem das batatas chips a uma história que aconteceu em 1853, na cidade de Saratoga Springs nos Estados Unidos.

Em um restaurante local trabalhava um cozinheiro chamado George Crum. Um dia, um cliente entrou no estabelecimento e pediu batatas fritas, as quais eram especialidades da casa. George serviu batatas fritas tradicionais à moda francesa, cortadas em palitos. O cliente achou as batatas muito grossas e gordurosas e pediu que seu prato fosse trocado.

Em uma segunda tentativa, o cliente também não gostou das batatas servidas e pediu novamente que elas retornassem à cozinha. George, que não era receptivo a críticas, cortou as batatas em rodelas o mais fino que conseguiu e temperou-as com muito sal, numa tentativa de torná-las intragáveis. Além disso, fritou em óleo bem quente para que ficassem tão crocantes que fosse impossível cortá-las com uma faca.

O que George não esperava é que o cliente fosse adorar as batatas e até pedisse uma segunda porção! Logo, o novo prato popularizou-se e Crum começou a vender as batatas chips em embalagens para viagem, dando origem a um fenômeno que logo espalhou-se pelo mundo. 

No começo do século XX, as batatas chips começaram a ser produzidas em larga escala por todo o mundo. Em 1950, uma companhia alimentícia irlandesa chamada Tayto teve uma ideia inovadora: adicionar sabores diferentes às batatas chips. Após uma série de tentativas e erros, a empresa conseguiu chegar aos sabores cebola e queijo e sal e vinagre.

Batatas chips orientais

As batatas chips em saquinhos laranjas enfileiradas numa prateleira de mercado

Com a invenção da adição de sabores às batatas chips, surgiram muitas variedades do produto, sendo que cada país deu seu toque especial ao salgadinho.

Nos países orientais não foi diferente. Hoje, é possível encontrar batatas chips de origem japonesa e coreana de sabores muito inusitados e que valem a pena experimentar. Os sabores incluem nori (alga marinha), wasabi (raiz forte), soja, maionese, pimenta negra e teriyaki (molho japonês usado em carnes e aves).

Existem ainda batatas chips coreanas mais inovadoras: é possível encontrá-las em sabores de refrigerantes como coca e soda. Além disso, outro salgadinho muito popular no país são os chips feitos a partir de batata-doce. 

Agora que você conhece a origem desse salgadinho tão amado pelo mundo, que tal aventurar-se pelas batatas chips coreanas? Com certeza você vai se surpreender com uma explosão de sabor. Clique aqui para conhecer nossas opções. E não se esqueça de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais.

ComidaComidinhaCulturaCuriosidadeSalgado

1 comentário

Jose Cordeiro

Jose Cordeiro

está história me fez me inovar
trocar de modo de ganhar dinheiro ,e sabia frase, quer ficar rico – vai estudar quem foi criativo e ficou rico

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.

Recém Vistos