J-Pop e K-Pop: conheça esses estilos musicais que conquistaram o mundo

O fenômeno do momento é J-Pop e K-Pop

Você sabe de quem é o segundo clipe mais visualizado no Youtube em 24 horas? Se você apostou em algum cantor norte-americano, está totalmente enganado. A medalha de prata dessa categoria pertence a um grupo de K-Pop chamado BTS. E não para por aí: nessa lista, cantores coreanos aparecem mais duas vezes entre as dez primeiras posições.

Tudo isso está relacionado a um fenômeno musical que vem ganhando o mundo: o J-Pop e o K-Pop. Com canções e coreografias criativas e um visual pra lá de moderno, esses estilos orientais estão em alta. Você ainda não conhece? Prepare-se então para entrar nesse universo.

J-Pop e K-Pop: conheça esses estilos musicais que conquistaram o mundo

J-Pop: dos animes para as paradas de sucesso

O J-Pop é um estilo musical originado no Japão que começou a fazer sucesso no país a partir da década de 1980. Suas influências vêm do pop, rock, música eletrônica e música tradicional japonesa.

Uma das primeiras bandas de J-Pop a estourar no mundo foi a B’Z. Com mais de 80 milhões de discos vendidos no Japão, esse grupo faz uma mistura de pop com hard rock. Famoso até hoje, o B’Z é considerado um dos maiores grupos japoneses de todos os tempos. Outros artistas que também fizeram parte do início do fenômeno J-Pop foram: The Checkers, Hikaru Utada e Chage & Aska.

A grande força do J-Pop vem do audiovisual, uma vez que as músicas que mais estouram no Japão e no mundo estão sempre associadas a filmes, séries ou outras atrações da TV. Logo, você, com certeza, deve ter ouvido muitas músicas desse estilo enquanto assistia seu anime favorito.

Um dos exemplos de maior sucesso no país é o grupo V6 que já emplacou na trilha sonora da série Ultraman Tiga. A banda Larc-en-ciel também destacou-se com as músicas de Samurai X. Esse último representa uma vertente muito poderosa do J-Pop, o Visual Rock, no qual há um grande apelo visual, guitarras distorcidas e vocais agudos.

Confira a abertura da série Ultraman Tiga:

 

Veja também a abertura do anime Samurai X

Atualmente há muitas bandas disputando espaço nas paradas japonesas, sendo que alguns grupos possuem mais de 20 integrantes, chegando até a 130 pessoas! Com o grande número de canções nos programas de TV, é muito difícil uma banda destacar-se por muito tempo, então há sempre novos grupos formando-se.

Prepare os fones de ouvido e conheça um pouco mais do ritmo marcante do J-Pop com nossas sugestões a seguir. 

Para conhecer o lado mais criativo (e colorido!) do J-Pop:

Ouça SuG, Arashi, AKB48 e E-Girls

Se você procura um som mais pesado, com uma pitada de rock:

Aposte em B’Z e Alice Nine

Para quem está em uma vibe mais calma e romântica:

Conheça Chage & Aska e Hikaru Utada

Se você procura um eletropop descomplicado:

Dance ao som de Perfume e Globe 

K-Pop: a música oriental que dominou o mundo

O K-Pop é o principal representante atual da música oriental para o resto do mundo. Esse estilo tem origem na Coreia do Sul e é bastante influenciado pelo pop ocidental, R&B, rock e hip hop.

O pop começou a fazer sucesso na Coreia a partir da década de 1990, com o aparecimento do grupo Seo Taiji and Boys em um programa de calouros. Seu estilo diferente chocou os jurados e a plateia, abrindo uma nova cena musical no país. 

J-Pop e K-Pop

Surgiram então três gravadoras muito poderosas no país: SM Entertainment, JYP Entertainment e YG Entertainment. Essas empresas são as principais responsáveis pelo recrutamento, treinamento e lançamento de novos grupos musicais na Coreia do Sul, investindo pesado em novos fenômenos.

Como a música é considerada um grande negócio no país, a rotina dos integrantes dos grupos (os chamados idols) é extremamente rígida. Os jovens passam por anos de treinamento, com aulas de canto, dança, teatro e inglês. Todas as mudanças visuais necessárias também são bancadas pelas gravadoras. Por isso, os artistas têm que seguir diversas regras impostas pelos seus patrocinadores. Os idols devem ter um estilo de vida perfeito, não devem envolver-se em escândalos e não podem namorar.

Todo esse complexo sistema de preparação fez surgir grandes sucessos do K-Pop na década de 1990 como os grupos H.O.T, o S.E.S e o G.O.D. Nessa época, o estilo ainda estava bem restrito a Coreia. Porém, com a popularização da Internet a partir dos anos 2000, o sucesso mundial tornou-se inevitável para esse estilo musical.

O grande ponto de virada para o K-Pop definitivamente ganhar o status atual foi a música Gangnam Style do rapper Psy. Seu clipe foi o primeiro vídeo do Youtube a atingir 1 bilhão de visualizações, permanecendo quase 5 anos na posição de vídeo mais visto na plataforma. O sucesso foi tanto que esse vídeo de K-Pop, inclusive, entrou para o Guiness Book

Confira o vídeo Gangnam Style do rapper Psy:

A partir daí, muitas outras bandas alcançaram sucesso mundial, usando principalmente as redes sociais para promoverem-se. Atualmente, o grupo BTS é um dos mais importantes do K-Pop, sendo considerado como uma das maiores boybands do mundo.

O Brasil não ficou de fora desse fenômeno. Para você ter uma ideia, na apresentação dos meninos do

BTS em São Paulo, os ingressos esgotaram-se em menos de 6 horas, mostrando a gigantesca base de fãs do K-Pop no Brasil. Com um fã-clube formado principalmente por adolescentes, o BTS é idolatrado nas redes sociais e há inúmeros covers das coreografias por toda a Internet.

Outra banda bastante famosa é a BlackPink formada apenas por meninas, que também são recorde de visualizações no Youtube. A realeza do K-Pop atual ainda é integrada pelos grupos EXO, Seventeen, Red Velvet e Twice

Para ficar por dentro desse fenômeno, aventure-se nas nossas sugestões:

Se você quiser conhecer o que está bombando no K-Pop agora:

Não deixe de escutar BTSBlackPink e EXO

Para curtir um pop mais clássico:

Ouça BoA e Girls Generation

Para conhecer um K-Pop mais experimental:

Experimente SuperJunior, BigBang e TVXQ

Agora que você conhece um pouco mais desse universo incrível do J-Pop e do K-Pop, conte para nós nos comentários quais foram as bandas que você mais curtiu.

Se você quiser saber ainda mais sobre a cultura oriental, não deixe de acompanhar nosso blog.

CoreiaCostumeCulturaCuriosidadeJapãoMusicas

1 comentário

Sushi

Sushi

Amei o blog, amo Jpop já viram esses grupos aqui, são meus favoritos: https://youtu.be/KjR7_-7RZ1Y

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.

Recém Vistos