Tofu: o alimento que vai melhorar sua saúde em 5 passos

tofu é, sem dúvida, um dos alimentos orientais mais conhecidos pelos brasileiros. Onipresente nos restaurantes japoneses, o chamado “queijo” de soja é protagonista em diversos pratos da culinária asiática. Mas você sabia que, além de delicioso, o tofu é um alimento que traz diversos benefícios para a saúde?  

Com um baixo valor calórico e rico em proteínas e vitaminas, o tofu é um alimento ótimo para ser incluído na alimentação. Conheça mais sobre esse produto oriental e como ele pode melhorar sua saúde de 5 maneiras diferentes.  

Mas em primeiro lugar: o que é o tofu? 

tofu é um alimento produzido a partir do leite de soja coalhado, através de um método bastante parecido com o utilizado na produção de queijos. Nesse processo, as proteínas do leite de soja são coaguladas, através da adição de sais ou ácidos, e formam uma massa branca e cremosa, de sabor suave.  

De acordo com a firmeza e a quantidade de água, o tofu pode ser classificado em: macio, médio, firme, extra firme e super firme. Os tofus mais macios são ideais para serem consumidos in natura, enquanto os mais firmes podem ser utilizados como ingredientes em pratos cozidos, assados ou fritos 

De origem chinesa, esse alimento surgiu no século IX a.C. e foi introduzido no Japão por monges budistas. Inicialmente, o tofu era considerado um artigo de luxo e apenas a aristocracia e os religiosos tinham acesso a ele. Devido a sua perecibilidade, o produto também só podia ser produzido durante o inverno. Porém, com o passar dos séculos e o desenvolvimento de métodos de refrigeração, o tofu tornou-se popular entre todas as classes sociais e em todas as épocas do ano 

tofu é um alimento bastante versátil e pode ser consumido de várias maneiras diferentes. In natura, basta adicionar shoyo ou gengibre para ter um aperitivo leve e muito saboroso. Outra opção para o lanche é usar o tofu para fazer um patê cremoso.  Para quem quiser cozinhar pratos mais elaborados, o tofu pode ser utilizado em saladas, massas, sopas e até mesmo em sobremesas. 

Quais o acompanhamentos ideais para o tofu?  

O tofu é muito consumido com condimentos orientais para dar aquele sabor marcante, algumas boas opções seriam os molhos Lao Gan Ma, Oléo de gergelim, molho agridoce e muito mais!!  Assim você irá conseguir um prato repleto de nutrientes com o tofu mas também super saboroso com os melhores temperos orientais.

 

Quais benefícios o tofu traz para a saúde?  

tofu é um alimento com alto valor nutricional. Devido a sua digestibilidade, ele é recomendado para todas as faixas etárias, sendo uma importante fonte de proteínas, cálcio, fósforo, selênio e manganês. Confira agora as 5 principais maneiras como o tofu pode melhorar sua saúde. 

  1. Otofuajuda a reduzir o colesterol 

Estudos mostram que o consumo de proteínas de soja, presentes no tofuauxilia na redução dos níveis de colesterol total. Além disso, esse alimento é livre de gorduras saturadas, sendo bastante indicado para pessoas em dietas restritivas de gordura.  

Devido à redução do colesterol sanguíneo, o consumo do tofu também auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, como infartos e AVCs. Acredita-se, inclusive, que um dos fatores para a baixa incidência desse tipo de doença nos japoneses é o grande consumo de soja por essa população.  

  1. Otofudiminui os sintomas da menopausa 

Para as mulheres que sofrem com os sintomas da menopausa, o tofu é um ótimo alimento que pode auxiliar no controle dessas sensações. Na composição do tofu, há isoflavonas, componentes fitoquímicos que se assemelham ao hormônio estrógeno, o qual não é produzido de forma regular na mulher durante a menopausa.  

As isoflavonas agem no organismo feminino diminuindo a intensidade dos efeitos causados pela falta de estrógeno, incluindo os fogachos (aqueles calores tão comuns na menopausa), alteração da libido e da lubrificação, estresse, entre outros. 

Os homens também podem consumir o tofu sem qualquer tipo de receio, uma vez que as isoflavonas presentes no produto não causam nenhuma alteração na fertilidade e na da produção dos hormônios masculinos.   

  1. Otofuauxilia na prevenção dos cânceres de mama, endométrio e próstata   

Outra ação bastante importante das isoflavonas, presentes no tofu, é a prevenção dos cânceres de mama, endométrio e próstata. Além disso, estudos já mostraram que o consumo de alimentos a base de soja também pode aumentar a sobrevida de pessoas que já possuem a doença. 

Todos esses efeitos estão associados às ações antioxidantes, anti-inflamatórias e antiangiogênicas das isoflavonas. As pesquisas demonstram que entre as populações orientais, as quais possuem um grande consumo de soja, há uma menor incidência desses tipos de tumores.  

  1. Otofuajuda no controle glicêmico em pessoas com diabetes 

tofu também é um alimento muito importante para o controle do nível de açúcar no sangue, principalmente em indivíduos diabéticos. Esse efeito ocorre devido às fibras solúveis e insolúveis presentes no produto, as quais diminuem a absorção excessiva de açúcar.  

Além disso, a presença de fibras no tofu ajuda na perda de peso, outro fator importante no controle da diabetes. Isso acontece porque as fibras aumentam a sensação de saciedade. O baixo teor de carboidratos desse alimento também é de grande auxílio nas dietas restritivas de açúcares.  

  1. Otofumelhora a digestão e auxilia na prevenção do câncer de intestino 

Devido a sua composição rica em fibras, o tofu também auxilia o funcionamento do intestino.  Para as pessoas que sofrem com prisão de ventre, o consumo desse alimento associado a uma boa ingestão de água ajuda a regular o intestino, facilitando a digestão. 

Os compostos presentes nos alimentos à base de soja também ajudam a prevenir os cânceres de cólon e de intestino. Essa ação é causada pelos oligossacarídeos, os quais diminuem a produção de compostos tóxicos pelas bactérias intestinais.  

Como você pôde descobrir ao longo do artigo, o tofu é um alimento saboroso, versátil e com um alto valor nutricional. Além de ser um ingrediente incrível na preparação de diversos pratos, o tofu ainda auxilia na prevenção e tratamento de muitas doenças, trazendo grandes benefícios para sua saúde. Então, por que não começar agora a consumir esse alimento?

Confira aqui nossas opções de tofu e não deixe de acompanhar as postagens sobre culinária e outros assuntos da cultura oriental no nosso blog. 

ComidinhaCozinhaCulturaCuriosidadeSaúdeTradição

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.

Recém Vistos